19 agosto 2009

T a V - Dicionário de Segurança do Trabalho

T

Talude (NR-18) - inclinação ou declive nas paredes de uma escavação.

Tambor do Guincho (NR-18) - dispositivo utilizado para enrolar e desenrolar o cabo de aço de sustentação do elevador.

Tapume (NR-18) - divisória de isolamento.

Taquifilaxia - é a tolerância desenvolvida após poucas doses absorvidas do produto, por depleção do mediador disponível.

Temperatura Efetiva - a temperatura calculada em função da temperatura de bulbo seco, temperatura de bulbo úmido (umidade relativa do ar) e velocidade do ar, usada para avaliação do calor em ambientes de trabalho. Seu valor é obtido através de ábacos para trabalhadores vestidos e/ou com dorso desnudo. Também dito Indice de Temperatura Efetiva

Tendinite (do Latin tendo, tendinis, tendão) - inflamação de um tendão. Afecção que se caracteriza por inflamação de um tendão, dor,formigamento, geralmente nos membros superiores e nas mãos e dedos. Ocorre em geral devido a LER/DORT.

Termômetro - aparelho utilizado para medir a temperatura.

Termômetro clínico - aparelho utilizado para medir a temperatura o corpo humano.

Termômetro de Bulbo Úmido - termômetro composto de uma haste contendo mercúrio e um pano úmido em sua base. Destina-se a medir a umidade do ar.

Termômetro de Globo - termômetro composto de uma haste contendo mercúrio e uma esfera metálica que engloba o corpo da haste, sem tocá-la. Destina-se a medir a temperatura devida ao calor irradiado.

Tinta (NR-18) - produto de mistura de pigmento inorgânico com tíner, terebintina e outros diluentes. Inflamável e geralmente tóxica.

Tirante (NR-18) - cabo de aço tracionado.

Tolerância de espécie - é a insensibilidade de certa espécie a determinados produtos. Exemplo: resistência do coelho à atropina, uma droga para fazer dilatar a pupila. Para o coelho a atropina não faz efeito.

Tolerância cruzada - é a tolerância que ocorre com o uso simultâneo de produtos farmalogicamente relacionados em particular os que atuam no mesmo sitio receptor. Exemplo: resistência do alcoólatra a anestésicos. Para muitos alcoólatras os anestésicos não fazem efeito

Torre de Elevador (NR-18) - sistema metálico responsável pela sustentação do elevador.

Transbordo (NR-18) - transferência de trabalhadores de embarcação para plataforma de trabalho, através de equipamento de guindar.

Transporte Semimecanizado (NR-18) - é aquele que utiliza, em conjunto, meios mecânicos e esforços físicos do trabalhador.

Trava de Segurança (NR-18) - sistema de segurança de travamento de máquinas e elevadores.

Trava-Queda (NR-18) - dispositivo automático de travamento destinado à ligação do cinto de segurança ao cabo de segurança.

Túnel Pressurizado (NR-15) - é uma escavação, abaixo da superfície do solo, cujo maior eixo faz um ângulo não-superior a 45º (quarenta e cinco graus) com a horizontal, fechado nas duas extremidades, em cujo interior haja pressão superior a uma atmosfera.

Tubulão de Ar Comprimido (NR-15) - é uma estrutura vertical que se estende abaixo da superfície da água ou solo, através da qual os trabalhadores devem descer, entrando pela campânula, para uma pressão maior que atmosférica. A atmosfera pressurizada opõe-se à pressão da água e permite que os homens trabalhem em seu interior.

U

Ultravioleta - radiação eletromagnética, invisível ao olho humano, com comprimento de onda, situado entre 4000 Å (violeta) el aproximadamente o comprimento de onda dos raios X de baixa energia) entre 3200 e 4000 Å) e UVB (lSubdivide-se em UVA (entre 2900 e 3200Å).Símbolo: Uv.

V

Válvula de Retenção (NR-18) - a que possui em seu interior um dispositivo de vedação que sirva para determinar único sentido de direção do fluxo.

Vaso dePressão - designação genérica dos equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa

Veículo Precário (NR-18) - veículo automotor que apresente as condições mínimas de segurança previstas pelo Código Nacional de Trânsito - CONTRAN.

Vergalhões de Aço (NR-18) - barras de aço de diferentes diâmetros e resistências, utilizadas como parte integrante do concreto armado.

Verniz (NR-18) - revestimento translúcido, que se aplica sobre uma superfície; solução resinosa em álcool ou em óleos voláteis.

Vestimenta (NR-18) - roupa adequada para a atividade desenvolvida pelo trabalhador.

Vias de Circulação (NR-18) - locais destinados à movimentação de veículos, equipamentos e/ou pedestres.

Vigas de Sustentação (NR-18) - vigas metálicas onde são presos os cabos de sustentação dos andaimes móveis

Este dicionário possui, por sua natureza, conteúdo dinâmico uma vez que novos termos irão sendo acrescentados na medida do surgimento de novas terminologias. A principal fonte de consulta deste dicionário é o portal do Ministério do Trabalho e Emprego através do site http://www.mte.gov.br/ e o leitor poderá encontrar este dicionário para download na URL http://www.scribd.com/doc/18184967/Dicionario-De-Seguranca-Do-Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário