19 agosto 2009

M a O-Dicionário de Segurança do Trabalho



M

Maconha - planta cujas folhas e flores se usam como narcótico e produzem sensação semelhante as provocadas pelo ópio. Seu nome científico é Canabis sativa. Seu principio ativo é o THC (tetra-hidrocanabiol)

Manômetro - aparelho destinado a medir pressão.

Mapa de Riscos - mapa que tem por objetivo indicar os riscos de um ambiente de trabalho. Constitui-se uma planta do ambiente de trabalho, na qual se indicam através de circulos coloridos os diversos tipos de riscos. Os círculos variam de tamanho, sendo tanto maior quanto maior a gravidade do risco indicado. No mapa de riscos o usam-se as seguintes cores:

- Verde - risco físico,

- Vermelho - risco químico,

- Marrom - risco biológico,

- Amarelo - risco ergonômico

- Azul - risco mecânico;

Máscara para Poeira - equipamento de proteção individual destinado a protejer o trabalhador contra poeira.

Material Combustível (NR-18) - aquele que possui ponto de fulgor maior ou igual a 70oC e menor ou igual a 93,3oC.

Material Inflamável (NR-18) - aquele que possui ponto de fulgor menor ou igual a 70oC.

Máquina (NR-18) - aparelho próprio para transmitir movimento ou para utilizar e pôr em ação uma fonte natural de energia.

Médico Qualificado (NR-15) - é o médico do trabalho com conhecimentos comprovados em Medicina Hiperbárica, responsável pela supervisão e pelo programa médico;

Mitridização - capacidade que possuem certos indivíduos de absorver lenta e gradativamente pequenas quantidades de produto tóxico sem grandes conseqüências.

Montante (NR-18) - peça estrutural vertical de andaime, torres e escadas.

N

NR - Norma Regulamentadora. As NRs são elaboradas por comissão tri-partite incluindo governo, empregados e empregadores e publicadas pelo Ministerio do Trabalho e Emprego.

NRR (NR-18) - Norma Regulamentadora Rural.

O

OIT 174 (convenção OIT 174) - Convenção da Organização Internacional do Trabalho, editada em 1993, que tem por objeto a prevenção de acidentes industriais maiores que envolvam substâncias perigosas e a limitação das conseqüências desses acidentes. A Convenção aplica-se a instalações sujeitas a riscos de acidentes maiores e não se aplica:

a) a instalações nucleares e usinas que processem substâncias radioativas, à exceção dos setores dessas instalações nos quais se manipulam substâncias não radioativas;
b) a instalações militares;
c) a transporte fora da instalação distinto do transporte por tubulações.

O Brasil ratificou a OIT 174 em 02 de agosto de 2001.

Operador de Eclusa ou de Campânula (NR-15)- é o indivíduo previamente treinado nas manobras de compressão e descompressão das eclusas ou campânulas, responsável pelo controle da pressão no seu interior;

Ópio (Do grego opion "suco de papoula") - Substância que se extrai do fruto maduro de diversas espécies de papoulas (Papaver sp.) e que é utilizada como narcótico.

Orla de Barton - Um dos sintomas que caracteriza a intoxicação causada pelo chumbo. A Orla de Barton conciste em uma faixa, em coloração azulada, na gengiva e ou nos dentes.

OSHA - Occupational Safety and Health Administration - organização americana de segurança e saúde do trabalho. A OSHA dedica-se a prevenir acidentes, doenças e mortes relacionadas ao trabalho. Foi criada em 1971, está vinculada ao U.S. Department of Labor e tem sua sede em Washington, DC


Nenhum comentário:

Postar um comentário