19 agosto 2009

A a C - Dicionário de Segurança do Trabalho



Todo trabalhador encontra no seu dia-a-dia com um vocabulário técnico na área de segurança e saúde ocupacional e esta compilação de termos em Segurança do Trabalho apresentada é uma tentativa de minimizar as tão frequentes dúvidas que ocorrem quando nos deparamos com relatórios e o palavreado dos especialistas.

A

Acidente de Trabalho - Aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.Equiparam-se aos acidentes de trabalho:

- o acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho;
- o acidente que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa;
- o acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa;
- doença profissional, ou seja, aquelas doenças provocadas pelo tipo de trabalho;
- doença do trabalho, ou seja, aquelas doenças causadas pelas condiçoes do trabalho.

Acidente Fatal (NR-18) - o acidente que provoca a morte do trabalhador.

Acidente Grave (NR-18) - quando provoca lesões incapacitantes no trabalhador.

Adicional de Insalubridade (NR-18) - adicional que deve ser pago ao trabalhador que trabalha em condições de insalubridade. O exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente à:

- 40% para insalubridade de grau máximo,
- 20% para insalubridade de grau médio
- 10% para insalubridade de grau mínimo. (NR - 15.2
)

Adicional de Penosidade (NR-18) - adicional que deve ser pago ao trabalhador que trabalha em condições de penosidade. O adicional de penosidade é previsto pela Constituição Federal de 1988, Artigo 7º, XXIII.

Adicional de Periculosidade - adicional que deve ser pago ao trabalhador que trabalha em condições de periculosidade. O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de 30% sobre o salário, sem acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa. (NR - 16.2).

Acidente Grave (NR-18) - quando provoca lesões incapacitantes no trabalhador.

Agentes biológicos (NR-9) - Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

Agentes ergonômicos - desjustes de ritmo e frequencia de trabalho, equipamento e instrumentos utilizados na atividade profissional que podem gerar desgaste físico, emocional, fadiga, sono, dores musculares na coluna e articulações.

Agentes físicos (NR-9) - diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.

Agentes químicos (NR-9) - substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.

Alta-Tensão (NR-18) - é a distribuição primária, em que a tensão é igual ou superior a 2.300 volts.

Amarras (NR-18) - cordas, correntes e cabos de aço que se destinam a amarrar ou prender
equipamentos à estrutura.

Ancorada (ancorar) (NR-18) - ato de fixar por meio de cordas, cabos de aço e vergalhões, propiciando segurança e estabilidade.

Anemômetro - aparelho destinado a medir a velocidade do vento.

Andaime: (NR-18) -
a) Geral - plataforma para trabalhos em alturas elevadas por estrutura provisória ou dispositivo de sustentação;
b) Simplesmente Apoiado - é aquele cujo estrado está simplesmente poiado, podendo ser fixo ou deslocar-se no sentido horizontal;
c) Em Balanço - andaime fixo, suportado por vigamento em balanço;
d) Suspenso Mecânico - é aquele cujo estrado de trabalho é sustentado por travessas suspensas por cabos de aço e movimentado por meio de guinchos;
e) Suspenso Mecânico Leve - andaime cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga total de trabalho de 300 kg, respeitando-se os fatores de segurança de cada um de seus componentes;
f) Suspenso Mecânico Pesado - andaime cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga de trabalho de 400 kgf/m2, respeitando-se os fatores de segurança de cada um de seus componentes;
g) Cadeira Suspensa (balancim) - é o equipamento cuja estrutura e dimensões permitem a utilização por apenas uma pessoa e o material necessário para realizar o serviço;
h) Fachadeiro - andaime metálico simplesmente apoiado, fixado à estrutura na extensão da fachada.

Anóxia Anêmica - Incapacidade de oxigenar os orgãos e os tecidos do corpo

Anteparo (NR-18) - designação genérica das peças (tabiques, biombos, guarda-corpos, pára-lamas etc.) que servem para proteger ou resguardar alguém ou alguma coisa.

Antropometria - Ciência que estuda aos medidas das partes do corpo humanoe suas proporções. Geralmente a finalidade dos estudos da Antropometria é classificatória e comparativa.

Arco Elétrico ou Voltaico (NR-18) - descarga elétrica produzida pela condução de corrente elétrica por meio do ar ou outro gás, entre dois condutores separados.

Aparelho de Marsh - aparelho utilizado para identificar arsênico, mercúrio e antimônio

Área de Controle das Máquinas (NR-18) - posto de trabalho do operador.

Áreas de Vivência (NR-18) - áreas destinadas a suprir as necessidades básicas humanas de alimentação, higiene, descanso, lazer, convivência e ambulatória, devendo ficar fisicamente separadas das áreas laborais.

Armação de Aço (NR-18) - conjunto de barras de aço, moldadas conforme sua utilização e parte integrante do concreto armado.

ART (NR-18) - Anotação de Responsabilidade Técnica, segundo as normas vigentes no sistema CONFEA/CREA.

Asbestose - doença do pulmão causada pela inalação de partículas de amianto (asbesto). As fibras de amiantos nos pulmões causam irritação e inflamação. O organismo tenta neutralizar estas fibras de vários modos complexos, e alguns desses métodos causam inflamação e dano ao pulmão. Quase sempre uma fibrose ou um tecido cicatrizado se desenvolve nos espaços intersticiais, ao redor dos bronquíolos e alvéolos. Se isso ocorre o oxigênio e o gás carbônico não mais fluem livrementte até alvéolos e as cellulas sanguíneas. Isso faz com que a respiração se torne menos eficiente.

ASO - Atestado de Saúde Ocupacional -atestado emitido pelo médico, em virtude da consulta clínica, quer seja ela feita por motivo de admissão (admissional), periódica, de mudança de função, de retorno ao trabalho ou demissional.

Aterramento Elétrico (NR-18) - ligação à terra que assegura a fuga das correntes elétricas indesejáveis.

Atividade Insalubre (NR-15) - são consideradas atividades insalubres que se desenvolvem:

1. acima dos limites de tolerância previstos nos anexos 1, 2, 3, 5, 11 e 12 da NR-15.
2. nas atividades mencionadas nos anexos 6, 13 e 14 da NR-15.
3. comprovadas através de laudo de inspeção do local do trabalho, constante nos anexos 7, 8, 9 e 10 da NR-15.

Atividade Penosa (Projeto de Lei nº 2168/89 e 1808/89) - Segundo o projeto de lei nº 2168/89 é atividade penosa aquela que demanda esforço físico estafante ou superior ao normal, exigindo atenção contínua e permanente ou resultem em desgaste mental ou stress. Segundo o projeto de lei nº 1808/89 é atividade penosa aquela que em razão de sua natureza ou intensidade com que é exercida, exige do empregado esforço fatigante, capaz de diminuir-lhe significativamente a resistência física ou a produção intelectual.

Atividades Perigosas (CLT e NR-16) - aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamável ou explosivos em condições de risco acentuado. A NR-16 ainda versa que são consideradas atividades e operações perigosas as constantes nos anexos numeros 1 e 2 da NR-16. Estes anexos da NR-16 referem-se a atividades com explosivos e inflamáveis.

Atmosfera Perigosa (NR-18) - presença de gases tóxicos, inflamáveis e explosivos no ambiente de trabalho.

Autopropelida (NR-18) - máquina ou equipamento que possui movimento próprio.

B

Bancada (NR-18) - mesa de trabalho.

Banguela (NR-18) - queda livre do elevador, pela liberação proposital do freio do tambor.

Barômetro - aparelho destinado a medir a pressão atmosférica.

Bate-Estacas (NR-18) - equipamento de cravação de estacas por percussão.

Bequerel - unidade de atividade de uma amostra radiativa. Equivale a 27 pCi (picocurie).

Biqueira - proteção metálica presente na parte da frente de alguns calçados de segurança. A biqueira em geral é de aço e tem por objetivo protejer o pé do usuário contra quedas de objetos.

Biruta - aparelho utilizado para indicar a direção do vento. Consiste em um tronco de cone, feito de pano ou material assemelhado, por onde passa o vento. O vento, passando pela tronco de cone, faz com que o cone aponte para o lado que o vento sopra, indicando sua direção.

Blaster (NR-18) - profissional habilitado para a atividade e operação com explosivos.

Borboleta de Pressão (NR-18) - parafuso de fixação dos painéis dos elevadores.

Botoeira (NR-18) - dispositivo de partida e parada de máquinas.

Braçadeira (NR-18) - correia, faixa ou peça metálica utilizada para reforçar ou prender.

Bursa - pequenas bolsas de paredes finas em regiões de atrito entre os diversos tecidos do ombro.

Bursite - inflamação das bursas com manifestação de dor na realização de certos movimentos

C

Cabo-Guia ou de Segurança (NR-18) - cabo ancorado à estrutura, onde são fixadas as ligações dos cintos de
segurança.

Cabos de Ancoragem (NR-18) - cabos de aço destinados à fixação de equipamentos, torres e outros à estrutura.

Cabos de Suspensão (NR-18) - cabo de aço destinado à elevação (içamento) de materiais e equipamentos.

Cabos de Tração (NR-18) - cabos de aço destinados à movimentação de pesos.

Caçamba (NR-18) - recipiente metálico para conter ou transportar materiais.

Calha Fechada (NR-18) - duto destinado a retirar materiais por gravidade.

Calço (NR-18) - acessório utilizado para nivelamento de equipamentos e máquinas em superfície irregular.

Canteiro de Obra (NR-18) - área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra.

Caracteres Indeléveis (NR-18) - qualquer dígito numérico, letra do alfabeto ou um símbolo especial, que não se dissipa, indestrutível.

CAT (NR-18) - Comunicação de Acidente do Trabalho.

Câmara de Trabalho - é o espaço ou compartimento sob ar comprimido, no interior da qual o trabalho está sendo realizado;

Câmara de Recompressão - é uma câmara que, independentemente da câmara de trabalho, é usada para tratamento de indivíduos que adquirem doença descompressiva ou embolia e é diretamente supervisionada por médico qualificado;

Campânula (NR-15) - é uma câmara através da qual o trabalhador passa do ar livre para a câmara de trabalho do tubulão e vice-versa;

Capacete - equipamento de proteção individual destinado a proteção da cabeça.

Carneira - conjunto de tiras geralmente de plástico ou couro situadas no interior de um capacete com objetivo de ajustar o capacete a cabeça do usuário.

Cáusticos - Designação genérica dos ácidos e bases fortes. Os cáusticos agem no organismo destruindo o tecido vivo.

CEI (NR-18) - Cadastro Específico do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, referente à obra.

Chuva ácida - chuva que se caracteriza por apresentar carterísticas ácidas, em virtude de ter em sua composição ácidos diluídos, em geral sulfúrico e ou nítrico. A chuva ácida se forma a partir da reação de óxidos de enxofre e ou nitrogênio, provinientes de poluição industrial, com a água presente na atmosfera. A reação dos óxidos com a água atmosférica forma ácidos diluidos que se precipitam em forma de chuva com pH <>

Cimbramento (NR-18) - escoramento e fixação das fôrmas para concreto armado.

Cinto de Segurança Tipo Pára-quedista (NR-18) - é o que possui tiras de tórax e pernas, com ajuste e presilhas; nas costas possui uma argola para fixação de corda de sustentação.

CGC (NR-18) - inscrição da empresa no Cadastro Geral de Contribuintes do Ministério da Fazenda.

Chave Blindada (NR-18) - chave elétrica protegida por uma caixa metálica, isolando as partes condutoras de contatos elétricos.

Chave Elétrica de Bloqueio (NR-18) - é a chave interruptora de corrente.

Chave Magnética (NR-18) - dispositivo com dois circuitos básicos, de comando e de força, destinados a ligar e desligar quaisquer circuitos elétricos, com comando local ou a distância (controle remoto).

Cinto de Segurança Abdominal (NR-18) - cinto de segurança com fixação apenas na cintura, utilizado para limitar a movimentação do trabalhador.

Circuito de Derivação (NR-18) - circuito secundário de distribuição.

Classes de Fogo - classificação do tipo de fogo, de acordo com o tipo de material combustível onde ocorre. As classes de fogo são as seguintes:

• Classe A - quando o fogo ocorre em materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras, etc.;
• Classe B - quando o fogo ocorre em produtos inflamáveis que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;
• Classe C - quando o fogo ocorre em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.
• Classe D - quando o fogo ocorre em elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.

Coifa -

1. em uma serra circular, o dispositivo destinado a proteger a região do disco da serra.
2. tipo de chaminé usada para facilitar a exaustão de gases de um ambiente.

Coletor de Serragem - dispositivo destinado a recolher e lançar em local adequado a serragem proveniente do corte de madeira.

Condutor Habilitado (NR-18) - condutor de veículos portador de carteira de habilitação expedida pelo órgão
competente.

Conexão de Autofixação (NR-18) - conexão que se adapta firmemente à válvula dos pneus dos equipamentos para a insuflação de ar.

Código de Projeto - o conjunto de Normas Técnicas utilizadas no projeto e na fabricação de uma caldeira

Contrapino (NR-18) - pequena cavilha de ferro; de duas pernas, que se atravessa naponta de um eixo ou parafuso para manter no lugar porcas e arruelas.

Contraventamento (NR-18) - sistema de ligação entre elementos principais de uma estrutura para aumentar
a rigidez do conjunto.

Contraventos (NR-18) - elemento que interliga peças estruturais das torres dos elevadores.

CPN (NR-18) - Comitê Permanente Nacional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção.

CPR (NR-18) - Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (Unidade(s) da Federação).

Cutelo Divisor (NR-18) - lâmina de aço que compõe o conjunto de serra circular que mantém separadas as partes serradas da madeira.

Curie - unidade de atividade de uma amostra radiativa, igual a 3,7 x 1010 desintegrações por segundo. Equivale a 37 GBq (gigabequerel). Símbolo Ci.


Nenhum comentário:

Postar um comentário