02 maio 2010

Manobra de Heimlich

É uma técnica de emergência para retirar um pedaço de alimento ou qualquer outro objeto da traquéia para evitar o sufocamento. Se após várias tentativas as vias respiratórias não se desobstruírem, pode ser necessária uma incisão na traquéia, a chamada traqueostomia.

Esta manobra leva o nome de seu criador, o médico americano Henry Heimlich. É uma técnica salvadora que deve ser aprendida por todos e executada em casos de engasgamento. É realizada da seguinte forma:
  1. Posicione-se atrás da vítima.
  2. Feche o punho e posicione-o com o polegar para dentro entre o umbigo e o osso esterno.
  3. Segure seu punho com a outra mão e puxe-as em sua direção, com um rápido empurrão para cima e para dentro a partir dos cotovelos. Assim, a parte superior do abdome é comprimida contra a base dos pulmões, expulsando o ar que ainda resta, forçando a eliminação do bloqueio.
  4. Repita a manobra quantas vezes forem necessárias.

Em crianças a técnica de desobstrução de vias aéreas pode variar um pouco, como demonstrado nas figuras abaixo e nas crianças maiores pode-se executar a manobra tradicional.




Nas grávidas e nos obesos a técnica de Heimlich encontra uma variação na posição da mão que devido ao volume do abdome a manobra não pode ser executada na forma tradicional. Neste caso a aplicação da técnica de modo errôneo além de ser ineficaz devido o volume da barriga pode ocasionar contraturas nas gestantes. Veja a técnica abaixo:

1.Posicione atrás da vítima como descrito acima;

2.Encontre a posição mediana na linha intermamilar da vítima, esta posição poder ser encontrada traçando uma linha imaginária entre os mamilos e o ponto exatamente na metade dessa linha é a posição adequada para a manobra;

3.Posicione os punhos sobre o esterno como descrito no item 2;

4.Execute a manobra de desobstrução.


Fontes consultadas:

1.Manual Básico de Socorro de Emergência - Júnior, Célio R. e colaboradores, Ed. Atheneu, 2ª Edição, 2007.





2 comentários:

  1. ola muito legal o seu blog, participem do meu parabens e tenha sucessos.
    abraços!!!
    http://prontosocorroonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. muito bem colocada a manobra ,gostei muito bem a proveidado parabrens .

    ResponderExcluir