01 julho 2010

Glossário da Engenharia Submarina - G até K

130.Gaiola de Passarinho - tipo de deformação de uma linha flexível, resultante de um esforço anormal de compressão, caracterizada pelo afloramento das armaduras metálicas na capa plástica externa, cujo geometria lembra uma gaiola de passarinho.
131.Garatear - ato de recuperar (pescar) materiais do fundo do mar utilizando a garatéia.
132.Garatéia - tipo de arpão com diversas pernas, usado para recuperação (pescaria) de materiais do fundo do mar.
133.Gas Lift - método de elevação artificial caracterizado pela injeção de gás em um poço, para redução da densidade dos fluidos elevados (gas-lift contínuo).
134.GLL - guideline less. Característica dos equipamentos cuja instalação dispensa o uso de cabos-guias e a atividade de mergulhadores.
135.Goose neck - geometria que lembra um pescoço de ganso, dada a uma linha flexível para atender a necessidade de alívio de cargas.
136.Grayloc - tipo de acoplamento entre linhas flexíveis, caracterizado por braçadeiras bipartidas aparafusáveis.
137.Gutter - tipo de monobóia.
138.Heave - movimento vertical de navio ou plataforma sobre um corpo d'água.
139.Heave compensator - guincho dinamicamente balanceado, que mantém constante a velocidade de descida de um equuipamento no mar, eliminando a influência das oscilações de nível do navio. Sua maior utilidade é na conexão vertical direta, que exige um ajuste mais preciso da profundidade para o encaixe do flowline hub à BAP.
140.Heaving line - tradução para retinida.
141.HLS - horizontal laying system (spread). Sistema horizontal de lançamento de linhas flexíveis por um navio, caracterizado pelo uso de tracionadores dispostos horizontalmente.
142. Hot stab - tipo de conector alternativo, usado para suprir eventuais falhas de algumas função de um sistema hidráulico.
143.HPU - abreviatura de flowline hub.
144.HW525 - marca de fluido hidráulico da firma Oceanic, usado em testes e na operação de UH/UEH.
145.Hydratight - sistema hidráulico usado em ferramentas de apertar e afrouxar parafusos.
146.Hydralic pressure unit - ver HPU.
147.Inboarding - recolhimento de equipamento do mar para o convés de trabalho de um navio, com auxílio de sistemas de içamento de peso.
148.Inclinômetro - aparelho que indica a inclinação de um determinado equipamento em relação à vertical.
149.Indicador de horizontalidade - aparelho que indica o desnível de um determinado equipamento em relação à horizontal.
150.Inertizar uma linha - substituir, em uma linha flexível, os fluidos produzidos de um poço por outro fluido inerte quanto à combustão (geralmente água do mar ou nitrogênio).
151.In-tandem - ancoramento em série de um navio a outro.
152.I-tube - tubulação de uma UEP por onde são conduzidos os risers que chegam para o sistema de suportes de linhas flexíveis.
153.ID - abreviatura de internal diameter (diâmetro interno).
154.Kink - tipo de deformação em um linha flexível, resultado de um esforço de torção anormal, assemelhando-se a um nó dado sobre o seu eixo longitudinal.
155.Kp - sigla que representa o comprimento de um linha flexível entre uma extremidade e determinado ponto de referência, marcado no corpo da linha.